Orla do Guaíba em Porto Alegre começa a ser revitalizada
- Marcos Jorge
- 6 de out. de 2015
- 1 min de leitura

Um dos cartões postais mais conhecidos de Porto Alegre, a orla do Guaíba, começa a ser revitalizado. A largada para o trabalho que irá renovar este atrativo da capital gaúcha foi dado na manhã desta segunda-feira. A preperação do terreno teve início na Prainha do Gasômetro. Se tudo correr bem, as obras devem ser concluídas em 18 meses.
Enquanto é realizada essa revitalização, a área de 1,3 quilômetro (entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias) deve ficar cercada por tapumes — que seguirão sobre a linha do meio-fio da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio. O projeto é do arquiteto paranaense Jaime Lerner e prevê novos passeios, ciclovia, ancoradouro, deques, bares e restaurantes — inclusive um flutuante sobre o Guaíba.
Com a revitalização, o local passa a se chamar Parque Urbano da Orla do Guaíba e poderá ser usufruído por moradores da cidade e turistas durante 24 horas por dia.
NOVIDADES
- Serão construídas ciclovias e novos passeios, com iluminação em fibra ótica e lâmpadas LED, serão colocados 47 postes inclinados com iluminação cênica de LED, criando atração turística. Há previsão de um ancoradouro para barcos de passeio e Cisne Branco, um restaurante e seis bares, quatro decks, duas quadras de vôlei, duas de futebol e duas academias ao ar livre, vestiário, playground, além de duas passarelas metálicas com jardim aquático. O restaurante e os bares serão envidraçados, permitindo a abertura total no verão.